PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 28523 > ASA BRASIL CONVENçãO PARA AGENDA DE SHOW AéREO BRASILEIRA REúNE 120 PESSOAS NO PRIMEIRO DIA

ASA BRASIL

Convenção para Agenda de Show Aéreo Brasileira reúne 120 pessoas no primeiro dia

Publicado: 2016-12-01 14:30:00
Participaram profissionais ligados à aviação, patrocinadores e organizadores de eventos aéreos

Potencial brasileiro para show aéreo, modelos estrangeiros de eventos aeronáuticos, marketing e captação de recursos. Esses foram alguns dos diversos assuntos apresentados nas seis palestras do primeiro dia do ASA BRASIL - 1ª Convenção para Agenda de Show Aérea Brasileira. O encontro contou com a presença de 120 profissionais ligados à aviação, entre pilotos de aviação civil e militar, patrocinadores e organizadores de eventos aéreos.

Participante da convenção, o astronauta brasileiro Tenente-Coronel Marcos Pontes, comentou sobre a relevância do evento. "O ASA BRASIL tem dois objetivos importantes. O primeiro deles é a regulação de todo esse sistema de promoção de eventos aéreos de forma a ser mais operacional e seguro. E o segundo objetivo é a criação de um cronograma anual, pois é extremamente necessário juntar forças para a realização dessas atividades. Quantos mais jovens pudermos influenciar com esse tipo de iniciativa, melhor será", explicou.

A abertura geral da convenção contou com a apresentação do Tenente-Coronel Álvaro Escobar Veríssimo, piloto Ala Direita Externa da Esquadrilha da Fumaça. Ele ressaltou a necessidade de criação de uma pré-agenda de eventos para 2017. O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, abordou o potencial do Brasil para a realização de eventos e shows aéreos. "Para alcançarmos um ideal de programação anual de eventos, devemos priorizar a profissionalização dos organizadores, a melhoria na legislação, na estrutura dos eventos e o aumento da participação da aviação militar", defendeu.

Para elucidar exemplos já consagrados de shows aéreos, o Tenente-Coronel Gil Eduardo de Lima e Silva, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, apresentou a palestra "Modelos estrangeiros de show aéreo - segurança para demonstradores e para o público". Entre os assuntos abordados, ele mostrou um panorama sobre os shows aéreos internacionais, como características da organização e regulamentações. Seguindo a programação, o Coronel César Tuna abordou o "Planejamento e organização de show aéreo" em sua apresentação. Ele mostrou como é imprescindível a preparação com antecedência dos eventos para que o planejamento seja concluído com mais segurança.

Mais três palestras foram apresentadas à tarde, contribuindo para a reflexão sobre os assuntos de shows aéreos. Com o tema "Marketing e captação de recursos", a palestrante Paula Faria apresentou sua experiência na área. Sobre o cenário de patrocinadores, o palestrante Cristiano Carvalho mostrou o tema "Sponsorship em show aéreo", explicando como atrair as empresas para patrocinar os eventos de aviação. Para finalizar o primeiro dia do ASA BRASIL, o Major Murillo Boery expôs "A visão do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) a respeito de show aéreos no Brasil".

Nesta quinta-feira (01), segundo dia de evento, a convenção terá sete apresentações. Confira a programação
aqui.